quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMO USAR O CCLEANER

- Abrindo o CCleaner e clicando no item Limpar (localizado à esquerda), temos duas abas, Windows e Aplicações.

Imagem

- Selecionando a aba Windows, nos deparamos com as seguintes opções:

Internet Explorer
Ficheiros Temporários da Internet => apaga os arquivos temporários criados pelo Internet Explorer durante a navegação
Cookies => apaga os cookies criados pelo Internet Explorer durante a navegação
Historial => apaga o histórico de navegação (páginas visitadas) na internet pelo Internet Explorer durante a navegação
Endereços Recentemente Introduzidos => apaga os endereços de sites escritos na barra de endereços do Internet Explorer
Remover ficheiros Index.dat => apaga o conteúdo dos arquivos index.dat existentes no sistema
Último local de Download => apaga o histórico de downloads feitos pelo Internet Explorer
Formato do historial do Autocomplete => apaga todo o histórico do recurso autocompletar caso esteja ativado

Explorador do Windows
Documentos recentes => apaga os arquivos da pasta Documentos Recentes
Correr (no Menu Iniciar) => apaga o histórico de todos os códigos digitados no Executar do menu Iniciar
Procurar Assistente Autocomplete => apaga o histórico de pesquisa feito pelo Windows Explorer
Outros MRUs Exploradores => apaga a lista de arquivos utilizados recentemente no computador

Sistema
Esvaziar Reciclagem => esvazia a lixeira do Windows
Ficheiros temporários => apaga os arquivos temporários do Windows que não estão em uso
Área de transferência => apaga o conteúdo da área de transferência do Windows
Dump da memória => apaga o log de erros do Windows, quando o sistema dá crash ou o Windows trava ele gera esses arquivos de log e armazena-os
Fragmentos do Verificador de erros => apaga o conteúdo corrente guardado pelo Windows após executar um CHKDSK
Relatórios do Windows => apaga o log dos eventos e atividades executados no Windows como: mudança da configuração dos consoles (gpedit.msc, services.msc)
Atalhos do menu Iniciar => apaga os atalhos criados no menu Iniciar
Atalhos na Área de Trabalho => apaga os atalhos criados no desktop

Avançado
Dados do Prefetch antigos => apaga o conteúdo da pasta Prefetch (C:\WINDOWS\Prefetch), gerados por programas frequentemente usados para uma inicialização mais rápida
Cache da ordem dos menus => apaga o conteúdo (log de informações) gerado pelo Windows quando você arrasta e solta algum item, seja no menu Iniciar ou em qualquer outro local do sistema
Cache da área de notificação => apaga o conteúdo gerado pelo Windows quando algum item aparece/apareceu na bandeja do sistema (ao lado do relógio)
Janelas (tamanho e localização) => apaga o conteúdo gerado pelo Windows quando você abre/fecha/minimiza/maximiza alguma janela, mexe nas configurações de pasta, tipo de pasta, barra de ferramentas das pastas, exibição do resultado de buscas, etc
Histórico do Assistente do usuário => apaga o histórico de acompanhamento de registro dos recursos do Windows, quando você acessa miniaplicativos, Painel de Controle, Adicionar ou Remover Programas, atalhos, documentos do office, etc
Relatórios do IIS => apaga o registro de atividades que você fez no sistema mantido pelo servidor IIS da Microsoft
Desinstaladores de pacotes de atualização => apaga os desinstaladores criados pelo Windows quando você baixa e executa um hotfix da Microsoft
Arquivos e pastas personalizadas => lhe permite escolher arquivos, pastas e entradas específicas a serem excluídas ou incluídas na limpeza
Apagar Espaço Livre => evita que os arquivos deletados por você sejam recuperados por programas de recuperação de arquivos (cuidado com esta opção)

- Quanto à aba Aplicações, dependerá exclusivamente dos softwares que você tem instalado em seu computador. Portanto, não colocarei informações sobre cada item porque depende de cada usuário. Entretanto, as opções referem-se aos cookies, arquivos temporários, histórico, informações de configuração e etc.


- Clicando em Imagem temos as seguintes opções:

Desinstalar programas => desinstala algum programa instalado na máquina, é o mesmo que o Adicionar ou Remover Programas do painel de controle
Arranque => desativa ou ativa algum item da inicialização do Windows
Sistema de Restauro => encontra-se os pontos de restauração criados no Windows por você ou pelo sistema


- Clicando em Imagem temos as seguintes opções:

Definições => contém opções de: idioma do programa, colocar o CCleaner na remoção de arquivos da lixeira, apagar arquivos de forma segura (recomendo deixar como está), dentre outras
Cookies => lhe permite selecionar os cookies que não poderão ser removidos na limpeza do programa
Personalizar => lhe permite selecionar uma pasta para que o CCleaner limpe-a (recomendada para usuários avançados)
Excluir => lhe permite selecionar um arquivo, pasta ou entrada do registro para que o CCleaner remova-o(s)
Avançado => contém opções de: colocar o CCleaner no tray (bandeja), criar backup após a limpeza, fechar o programa após a limpeza, remover arquivos temporários com mais de 24 horas (recomendada para usuários avançados) e gravar as alterações em um arquivo .INI (onde toda a configuração que fizer no programa será guardada em um arquivo .INI)


RECURSO
Sempre que for fazer uma limpeza do registro, o CCleaner lhe dará uma opção de backup -- recurso muito útil caso seu sistema tenha problemas após a limpeza do registro. Portanto, sempre que fizer uma limpeza no registro, crie um backup, por precaução. O backup terá a extensão .reg. Para fazer utilizar o backup basta dar um duplo clique no neste arquivo .reg, que você criou com o backup, e clicar em Sim para que os valores e chaves sejam adicionados ao registro novamente.

O CCleaner é atualizado constantemente. Fique atento e mantenha o programa sempre atualizado para evitar vulnerabilidades.

FUNCIONAMENTO (modo de usar)
À princípio, é bem fácil utilizar o CCleaner por ser básico. Porém, algumas opções são recomendadas somente para usuários avançados, como dito anteriormente. É importante que você saiba, e tenha a real certeza, de que a opção que está selecionando para a limpeza não trará prejuízos ao seu computador -- em caso de dúvidas pergunte aqui no fórum. Veja a explicação de cada opção que coloquei no tutorial e veja qual servirá ou não para você.
Limpando arquivos:
- Abra o CCleaner. Clique em Limpar e selecione as opções que queira.
- Clique então no botão Analisar e aguarde a análise. Após isto, clique no botão
Correr Cleaner.
Limpando o registro:
- Clique em Registro e marque todas as opções ao lado esquerdo. Pode selecionar todas sem problemas pois o CCleaner fará backup caso algo ocorra após a remoção.
- Clique em Procurar erros e aguarde. Após isto, clique em
Consertar erros, clique em Sim e salve o backup em um local de sua preferência. Clique então em "Corrigir todos os erros selecionados".
OBS: Talvez seja necessário fazer a procura por erros duas ou três vezes até que mais nenhum erro seja encontrado.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Exercício Criação de Pastas

Queridos alunos, estou postando este exercício para que vocês possam treinar ainda mais o que vimos na aula: Criação de Pastas.

EXERCÍCIO 2 Windows XP


Criando  Pastas  e  Subpastas


1. Dentro do Disco Local (C:)

a)  Crie uma pasta com o Nome Meus Exercícios

b)  Abra a pasta Meus Exercícios e crie duas subpastas com o nome DOC. TEXTO e DOC. PLANILHAS, expectivamente.

c)  Abra a subpasta DOC. TEXTO e crie mais duas pastas com o nome EXER. BÁSICO e EXERC. AVANÇADO, expectivamente.

d)  Abra a janela do Windows Explorer e visualize as pastas.


Renomeando  Pastas  e  Subpastas


2. Altere os nomes das pastas e Subpastas

a)  DOC. PLANILHA para EXCEL

b)  DOC. TEXTO para WORD

c) EXERC. AVANÇADO para ATIVIDADE WORD

d)  EXERC. BÁSICO para ATIVIDADE AVANÇADA O resultado deverá ser este:



Copiando  arquivos  entre  pastas


3. Copie da pasta Meus Documentos

a)  04 Arquivos e cole na pasta Meus Exercícios

b)  02 Arquivos e cole na Subpasta   EXCEL




Para visualizar os arquivos da pasta EXCEL, clique sobre a mesma.



Recortando  arquivo  da  pasta

4. Recorte da pasta Meus Exercícios

a)  01 arquivo e cole na subpasta ATIVIDADE AVANÇADA

b)  01 arquivo e cole na subpasta ATIVIDADE BÁSICO








 

Manutenção e Consertos de Computadores